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Tarefas

ÁREA TRABALHO

TAREFAS DO PROJECTO PLAGE

T1. Estudos preliminares

A1.1 - GESTÃO DE PROJECTO:
Esta tarefa engloba actividades de coordenação e controlo do projecto, visando garantir o adequado desenvolvimento dos trabalhos propostos e a correcta documentação do projecto, no âmbito das exigências do QREN. A empresa líder, a Vortal, apresenta um papel de destaque na garantia do correcto desenvolvimento do projecto. As responsabilidades sobre o projecto são, no entanto, igualmente repartidas pelas diversas entidades (promotor e co-promotores). Dentro da tarefa a desenvolver salientam-se os seguintes processos: monitorização do projecto, análise de custos e horas afectadas, verificação do andamento das tarefas e do cumprimento de prazos, comunicação com intervenientes, garantia de cumprimento dos objectivos propostos, optimização dos recursos, análise de possíveis inflexões na estratégia, acompanhamento da contabilidade do projecto e verificação do cumprimento das exigências formais do QREN.

A1.2 - CONCEPÇÃO PRELIMINAR MODELO BIM:
A fase de concepção preliminar do modelo BIM abrange uma análise aprofundada do BIM, 3D, simulação e comunicação, tendo como objectivo a preparação de planos de desenvolvimento adequados ao ciclo de vida dos empreendimentos. Esta análise deve abranger as diversas áreas de conhecimento presentes no ciclo dos empreendimentos e deve prever uma análise extensiva das tecnologias e softwares existente neste domínio. Podem referir-se como procedimentos mais relevantes: a análise da tecnologia BIM, da gestão BIM, dos processos BIM, da arquitectura BIM, da engenharia BIM, da construção BIM, da gestão dos empreendimentos BIM, da informação técnica em bases de dados BIM e do sistema de trabalho BIM, principais responsáveis pela mudança de paradigma na gestão do ciclo dos empreendimentos moderna. A norma IFC deverá ser abordada no sentido de se analisar a profundidade dos desenvolvimentos necessários, para que a plataforma não fique subjugada a softwares proprietários e suas opções para troca de informação. Nesta tarefa será ainda analisada os desenvolvimentos necessários para a plataforma lidar com documentação em diversos formatos, nomeadamente transformar documentação 2D, textual e pictórica para 3D , de forma enriquecidada com dados e inteligência e suportado em modelos BIM. Acresce ainda a relevância de um estudo aprofundado do 3D, Simulação 3D e aplicações derivadas, Realidade Virtual, Interoperabilidade de softwares, comunicação 3D e comunicação virtual. Como resultado desta tarefa deve obter-se: a Concepção preliminar do modelo BIM, propostas de desenvolvimento e documentos estratégicos. No final desta tarefa deverá ser elaborado um relatório dos trabalhos executados.

A1.3 - CONCEPÇÃO MODELO da ARQUITECTURA TECNOLÓGICA:
Esta tarefa pressupõe a análise das mais recentes tecnologias de informação numa óptica de comunicação, gestão, monitorização, armazenamento e data mining. Envolverá um estudo estratégico da infraestrutura tecnológica adequada ao projecto, arquitectura aplicacional e uma análise de interoperabilidade preliminar.Na óptica da gestão de conteúdos, serão desenvolvidos esforços para se abordar a estrutura tecnológica necessária e as oportunidades de desenvolvimento actuais devendo esta ser analisada tendo em consideração o desenvolvimento de diversas potencialidades inovadoras: Incorporação em modelos BIM de todo o tipo de informação existente, digitalização de documentos e criação de algoritmos de identificação de conteúdos, criação de metodologias de incorporação automática de informação em modelos BIM. A arquitectura tecnológica utilizará, naturalmente, os desenvolvimentos tecnológicos mais recentes, sendo crítica a análise das potencialidades da arquitectura SOA, o estudo da interoperacionalidade da infraestrutura, a análise das capacidades de tráfego e armazenamento, a identificação das tecnologias mais relevantes para o projecto ( estruturas de armazenamento de informação, redes de comunicação, sistemas de digitalização, suportes digitais, PDA, Portáteis, sistemas de projecção, sistemas imersivos, sistemas de video controlo, Radio Frequency ID, sistemas de controlo Laser, etc.) e a prospecção de sistemas inteligentes de apoio à plataforma, como a existência de bases de dados relacionais e adaptativas com suporte BIM. Esta tarefa deverá proporcionar o desenvolvimento de um relatório da Concepção preliminar de modelo da arquitectura tecnológica e um relatório dos trabalhos executados.

A1.4 - CONCEPÇÃO MODELO de GESTÃO de EMPREENDIMENTOS:
Esta tarefa deverá incidir sobre a análise do estado-da-arte da gestão de empreendimentos e a elaboração do modelo preliminar para gestão deo ciclo de vida dos empreendimentos. A principal motivação desta tarefa é a preparação de estratégias de integração das ferramentas de gestão de empreendimentos existentes e sua adaptação ao modelo BIM. A temática deverá ser desenvolvida envolvendo-se todo o ciclo de vida de um empreendimento: avaliação ex-ante, concepção, execução, exploração, manutenção e avaliação ex-post. Dentro desta tarefa realçam-se os seguintes procedimentos: estudo do ciclo dos empreendimentos, análise dos processos de gestão do ciclo dos empreendimentos, identificação de ferramentas de Product Development e softwares de apoio à gestão, análise do estado da arte da gestão, exploração e manutenção de empreendimentos e possibilidades de desenvolvimento de sistemas de gestão de infraestruturas municipais, identificação das técnicas de contratação e respectiva análise na óptica do ciclo de vida dos empreendimentos, abordagem das tecnologias BIM no âmbito da gestão do ciclo dos empreendimentos e análise economia no ciclo dos empreendimentos. Nesta tarefa deve ser produzido um relatório da Concepção preliminar de modelo de gestão e um relatório dos trabalhos executados.

A1.5 - CONCEPÇÃO MODELO de CONTRATAÇÃO ELECTRÓNICA:
A tarefa relativa à concepção preliminar do Modelo da Contratação electrónica pretende desenvolver um modelo de trabalho que potencie o desenvolvimento de uma plataforma desmaterializadora do novo código e, ao mesmo, tempo optimizadora dos processos inerentes à contratação. Salientam-se como sub-tarefas de relevo as seguintes: análise do estado da arte da contratação electrónica, estudo da complementaridade entre o ciclo do empreendimento e a contratação electrónica, análise aprofundada do Dec.Lei 18/2008, análise do estado da arte das plataformas electrónicas, análise dos códigos internacionais tendo em vista a elaboração de documento estratégico de desenvolvimento de um serviço exportável, verificação e proposta de integração do sistema de contratação no ciclo de vida de um empreendimento e abordagem BIM no seio da contratação electrónica. No final da tarefa deve desenvolver-se um relatório de Concepção preliminar do modelo de contratação electrónica e um relatório dos trabalhos executados.

A1.6 - CONCEPÇÃO MODELO de AVALIAÇÃO e APOIO à DECISÃO:
A concepção preliminar do modelo de avaliação e apoio à decisão exigirá uma abordagem aprofundada da análise multi-critério na avaliação e ordenação de alternativas, focando a importância da formulação de critérios de avaliação e comparação multi-critério de alternativas.Nesta tarefa salientam-se alguns desenvolvimentos prioritários como: o reconhecimento dos procedimentos de análise preparatória e das principais características do objecto de contratação no ciclo dos empreendimentos, a análise das metodologias da avaliação Ex-ante que deve legitimar as principais opções (localização, integração, tipologia, etc), viabilizar a sua concretização(financiamento, impactos ambientais, etc.) e escolher os níveis óptimos de compromisso entre a ambição nos resultados e a afectação dos recursos necessários, a análise da avaliação Ex-Post, que deve permitir avaliar o resultado final do empreendimento, comparando-o com os objectivos iniciais, a análise dos sistemas de apoio à decisão potencialmente úteis para a plataforma e investigação das práticas internacionais no âmbito dos sistemas de apoio à decisão na contratação. Naturalmente que deve ser abordado e aprofundado o estado da arte da Avaliação Ex-Ante, Avaliação Ex-Post, Análise Multi-critério e sistemas de análise arborescentes. Será um dos objectivos direccionar a proposta para a aplicação das metodolodias de apoio à decisão com base no BIM. Como resultado da tarefa deverão obter-se o relatório de Concepção preliminar do modelo de avaliação e apoio à decisão e o relatório dos trabalhos executados.

A1.7 - CONCEPÇÃO MODELO de SUSTENTABILIDADE:
Esta tarefa pretende abordar a sustentabilidade no ciclo dos empreendimentos, numa perspectiva abrangente e direccionada para a busca do equilíbrio ambiental, económico e social dos empreendimentos. Levantamento dos principais desenvolvimentos internacionais, integração na óptica da plataforma de comunicação, análise dos desafios futuros, das normas internacionais e das melhores práticas de sustentabilidade. Será também pertinente a prospecção de indicadores de sustentabilidade, medidas de desempenho e de qualidade e a análise da possibilidade de criação de novos indicadores. A sustentabilidade deverá ainda ser abordada no âmbito do BIM e da contratação electrónica, devendo verificar-se a possibilidade de incorporação dos indicadores analisados. No final da tarefa deverão ter-se produzido o relatório de Concepção preliminar do Modelo de sustentabilidade e o relatório dos trabalhos executados.

A1.8 - FOCUS GRUPOS de ANÁLISE dos MODELOS de CONCEPÇÃO:
Esta tarefa pretende criar condições para o desenvolvimento de discussões de análise dos modelos concebidos, com especialistas das diversas áreas de conhecimento. Permitirá ainda avaliar as direcções de desenvolvimento previstos e identificar áreas potenciais de desenvolvimento. Esta tarefa basear-se-á na organização de sessões de apresentação e discussão de modelos preliminares, devendo, no final, ser elaborado um relatório com conclusões.

A1.9 - ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE CONCEPÇÃO:
Milestone da primeira fase do projecto. Consiste num documento que incorpora os relatórios desenvolvidos em cada uma das tarefas e engloba os resultados dos focus grupos de análise. Reunião dos relatórios elaborados em cada uma das fases; Análise das conclusões dos focus grupos; Execução de relatório final da concepção preliminar.

T2. Especificações técnicas

A2.1 - GESTÃO DE PROJECTO:
Esta tarefa engloba actividades de coordenação e controlo do projecto, visando garantir o adequado desenvolvimento dos trabalhos propostos e a correcta documentação do projecto, no âmbito das exigências do QREN. A empresa líder, a Vortal, apresenta um papel de destaque na garantia do correcto desenvolvimento do projecto. As responsabilidades sobre o projecto são, no entanto, igualmente repartidas pelas diversas entidades (promotor e co-promotores). Dentro da tarefa a desenvolver salientam-se os seguintes processos: monitorização do projecto, análise de custos e horas afectadas, verificação do andamento das tarefas e do cumprimento de prazos, comunicação com intervenientes, garantia de cumprimento dos objectivos propostos, optimização dos recursos, análise de possíveis inflexões na estratégia, acompanhamento da contabilidade do projecto e verificação do cumprimento das exigências formais do QREN.

A2.2 - CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONCEPÇÃO DE PROJECTOS:
Nesta tarefa será feita a análise dos processos inerentes à concepção de projectos: arquitectura de informação, análise de processos, análise SWOT, relação entre elementos da cadeia de produção, mapeamento de fluxos e análise de principais interesses. É crucial que seja mapeado o fluxo de informação com profundidade, utilizando por exemplo a matriz Design Structure Matrix. Será importante ter especial cuidado com a complexidade da comunicação no ciclo dos empreendimentos, sendo inevitável a cuidadosa detecção de fluxos sequencias, paralelos e iterativos. Deverão ser levadas a cabo diversos procedimentos como: identificação de intervenientes, caracterização dos processos, definição da cadeia de valor e análise do suporte de comunicação em cada etapa da produção, análise de fluxos, análise SWOT da cadeia produtiva, avaliação de necessidades, exigências e contribuições de cada um dos intervenientes na cadeia de valor, estudo da relação entre as diversas contribuições para o produto final (tipo DSM), elaboração de diagramas funcionais e mapeamento do fluxo com matrizes tipo DSM e caracterização das ferramentas e softwares de apoio existentes. É inevitável desenvolver-se uma perspectiva BIM sobre os processos analisados e desenvolver propostas de processos e desenvolvimentos. No final deve elaborar-se relatório de análise.

A2.3 - CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE EXECUÇÃO DE PROJECTOS:
Tarefa semelhante à de cima mas aplicada à execução de projectos.

A2.4 - CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE EXPLORAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EMPREENDIMENTOS:
Tarefa semelhante à de cima mas aplicada à exploração e manutenção de empreendimentos.


A2.5 - CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO INTEGRADA DE PROJECTOS:
Esta tarefa deverá representar uma visão integradora dos processos de gestão dos empreendimentos. Neste sentido, deverão ser analisados os processos numa perspectiva de rede, envolvendo os diversos actores e abrodando-se técnicas e ferramentas de gestão aplicáveis ao longo do ciclo dos empreendimentos. Salienta-se a importância da análise dos fluxos de informação entre os diversos intervenientes, a verificação dos pontos críticos, a análise de melhorias possíveis, a cacterização económica e financeira dos processos e a avaliação tipo life cycle cost. A perspectiva BIM sobre a gestão integrada de projectos deve ser um eixo de investigação primordial, reconhecendo-se como uma das grandes mais valias para optimização da gestão integrada do ciclo dos empreendimentos. No final da tarefa deverá produzir-se um relatório completo, com análise dos trabalhos e propostas de desenvolvimentos.

A2.6 - ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE CARACTERIZAÇÃO:
Milestone relativa à fase de caracterização de processos. Relatório final deve ser elaborado numa perspectiva integrada, envolvendo os 4 pontos apresentados anteriormente.

A2.7 - DEFINIÇÃO DA ARQUITECTURA DA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA:
Ao longo desta tarefa pretende fazer-se uma análise da informação entretanto produzida e definir-se a arquitectura da infraestrutura tecnológica. Esta tarefa pressupõe a consolidação de todo o conhecimento produzido e a existência de uma estratégia de inovação com ambição internacional. É importante que se desenvolva em paralelo com a definição da arquitectura aplicacional e a definição da arquitectura de interoperabilidade, no sentido de ser garantido o total funcionamento da plataforma. No final desta tarefa deverão estar definidas as exigências físicas da plataforma pretendida face à estratégia de desenvolvimento definida, a infraestrutura tecnológica mais adequada e deve estar elaborado o relatório com a definição da arquitectura e o estudo de viabilidade.

A2.8 - DEFINIÇÃO DA ARQUITECTURA APLICACIONAL:
Esta tarefa pressupõe a análise da informação entretanto produzida e a definição da arquitectura aplicacional da plataforma. Pressupõe a consolidação de todo o conhecimento produzido e a existência de uma estratégia de inovação com ambição internacional. Ao longo desta tarefa deverá definir-se o software a integrar na plataforma e a desenvolver e as aplicações a criar para incorporação dos modelos BIM no ciclo dos empreendimentos. É ainda relevante a estruturação dos diversos sistemas inteligentes de análise de conteúdos, de importação de informação pelos modelos BIM, de apoio à contratação, de gestão de projecto e de comunicação. No final de ser elaborado relatório com estudo de viabilidade.

A2.9 - DEFINIÇÃO DA ARQUITECTURA DE INTEROPERABILIDADE:
A definição da Arquitectura de interoperabilidade pressupõe, naturalmente, a análise da informação entretanto produzida, a consolidação de todo o conhecimento produzido e a existência de uma estratégia de inovação com ambição internacional. Será feita uma análise das necessidades de desenvolvimento de software de compatibilização e no final deverá ter sido elaborado um documento de interoperabilidade que permita simplificar processos de integração e valorizar a polivalência da plataforma.

A2.10 - ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO FINAL DA ARQUITECTURA:
Esta será uma milestone desta fase, devendo fundir os relatórios produzidos nas três tarefas anteriores.


T3. Aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento do projecto

A3.1 - GESTÃO DE PROJECTO:
Esta tarefa engloba actividades de coordenação e controlo do projecto, visando garantir o adequado desenvolvimento dos trabalhos propostos e a correcta documentação do projecto, no âmbito das exigências do QREN. A empresa líder, a Vortal, apresenta um papel de destaque na garantia do correcto desenvolvimento do projecto. As responsabilidades sobre o projecto são, no entanto, igualmente repartidas pelas diversas entidades (promotor e co-promotores). Dentro da tarefa a desenvolver salientam-se os seguintes processos: monitorização do projecto, análise de custos e horas afectadas, verificação do andamento das tarefas e do cumprimento de prazos, comunicação com intervenientes, garantia de cumprimento dos objectivos propostos, optimização dos recursos, análise de possíveis inflexões na estratégia, acompanhamento da contabilidade do projecto e verificação do cumprimento das exigências formais do QREN.

A3.2 - DESENHO DETALHADO DOS NOVOS PROCESSOS:
Nesta tarefa será elaborado o desenho dos novos processos, tendo como base todo o conhecimento entretanto absorvido, especialmente na fase das especificações técnicas. Salientam-se alguns procedimentos principais: análise dos documentos já elaborados, optimização dos processos numa óptica BIM e no âmbito da plataforma electrónica a criar e elaboração de relatório.

A3.3 - DESENHO DETALHADO DA NOVA ARQUITECTURA TECNOLÓGICA:
Nesta tarefa será elaborado o desenho da arquitectura tecnológica, tendo como base todo o conhecimento entretanto absorvido, especialmente na fase das especificações técnicas. Entre outras realçam-se as seguintes sub-tarefas: análise dos documentos já elaborados, desenho da arquitectura tecnológica numa óptica BIM e no âmbito da plataforma electrónica a criar e elaboração de relatório.

A3.4 - FOCUS GRUPO:
Esta tarefa pretende criar condições para o desenvolvimento de discussões de análise dos desenhos detalhados obtidos, com especialistas das diversas áreas de conhecimento. Permitirá ainda avaliar as direcções de desenvolvimento previstos e identificar áreas potenciais de desenvolvimento. Esta tarefa basear-se-á na organização de sessões de apresentação e discussão do desenhos desenvolvidos, devendo, no final, ser elaborado um relatório com conclusões.

A3.5 - ELABORAÇÃO DE DOCUMENTO DE DESENVOLVIMENTO:
Milestone relativa à fase de aquisição e desenvolvimento de conhecimentos. O documento a desenvolver corresponderá ao plano de desenvolvimento.Reunião dos relatórios elaborados em cada uma das fases; Análise das conclusões dos focus grupos; Elaboração de documento de desenvolvimentos.

T4. Desenvolvimento

A4.1 - GESTÃO DE PROJECTO:
Esta tarefa engloba actividades de coordenação e controlo do projecto, visando garantir o adequado desenvolvimento dos trabalhos propostos e a correcta documentação do projecto, no âmbito das exigências do QREN. A empresa líder, a Vortal, apresenta um papel de destaque na garantia do correcto desenvolvimento do projecto. As responsabilidades sobre o projecto são, no entanto, igualmente repartidas pelas diversas entidades (promotor e co-promotores). Dentro da tarefa a desenvolver salientam-se os seguintes processos: monitorização do projecto, análise de custos e horas afectadas, verificação do andamento das tarefas e do cumprimento de prazos, comunicação com intervenientes, garantia de cumprimento dos objectivos propostos, optimização dos recursos, análise de possíveis inflexões na estratégia, acompanhamento da contabilidade do projecto e verificação do cumprimento das exigências formais do QREN.

A4.2 - DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR DA PLATAFORMA:
A fase "Proof of concept" pretende analisar a viabilidade do objecto de I&DT que se pretende desenvolver. Desta forma, será desenvolvido um modelo preliminar da plataforma (desenvolvimento preliminar do servidor BIM e arquitectura tecnológica, do módulo BIM, do módulo Gestão de empreendimentos, do módulo de contratação electrónica, do módulo de avaliação e apoio à decisão e do módulo de sustentabilidade, detalhados na fase de desenvolvimento da plataforma) no sentido de poder analisar-se a viabilidade da estrutura criada e possíveis melhorias que devem ser implementadas.

A4.3 - TESTE DA PLATAFORMA PRELIMINAR:
Nesta fase far-se-ão testes da plataforma preliminar tendo em vista a análise de potenciais problemas. Será relevante a análise da interoperabilidade conseguida e a verificação da funcionalidade pretendida.


A4.4 - FOCUS GRUPOS DE ANÁLISE DA PLATAFORMA:
Esta tarefa pretende criar condições para o desenvolvimento de discussões de análise da plataforma preliminar, com especialistas das diversas áreas de conhecimento. Permitirá avaliar possíveis correcções e melhorias. Esta tarefa basear-se-á na organização de sessões de apresentação e discussão, devendo, no final, ser elaborado um relatório com conclusões.

A4.5 - DESENVOLVIMENTO DO SERVIDOR BIM E DA ARQUITECTURA TECNOLÓGICA:
A plataforma a desenvolver terá que ser pensada numa óptica de desenvolvimento contínuo e inovação. Para além do suporte BIM propriamente dito, deve arquitectar-se uma plataforma o mais interoperável possível, com interfaces gráficos de comunicação, controlo e monitorização de processos adaptados às necessidades detectadas pelos diferentes intervenientes. Nesta fase realçam-se os seguintes desenvolvimentos: implementação e instalação de equipamentos, criação de rede, testes de consistência, estruturação de bases de dados de informação técnica e bases relacionais de actividades, custos e recursos e desenvolvimento de software de compatibilização e de integração.


A4.6 - DESENVOLVIMENTO MÓDULO DE BIM:
O módulo BIM incidirá sobre o BIM e a sua integração na gestão do ciclo dos empreendimentos. Esta fase incorporará a análise de modelos BIM, da interoperabilidade e arquitectura de software BIM, o desenvolvimento de ferramentas de compatibilização de software (recorrendo-se necessáriamente às normas IFC), a criação de interfaces de comunicação e gestão BIM, a análise de Arquitectura de software BIM, a Implementação de softwares BIM, a estruturação da base de dados de objectos/informação, a criação de interfaces de gestão BIM, com visualizador de modelo 3D e de informação de interesse, o desenvolvimento de interfaces de simulação 3D, inter-relacionado com com módulo de avaliação Ex-Ante e de gestão do empreendimento (gestão e manutenção), o desenvolvimento e implementação de um sistema de análise de conflitos do modelo e sistema de alerta para alterações e a automatização de orçamentos e controlo de custos actualizado. Será ainda feita uma abordagem a novas formas de comunicação virtual (tipo second life).

A4.7 - DESENVOLVIMENTO MÓDULO GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS:
O mapeamento dos fluxos de informação deve ser materializado numa ferramenta de simulação de processo, que possibilite a análise de custos, prazos e incertezas. A DSM pode ser uma das abordagens consideradas, podendo ser a base de motores de reengenharia e simulação de processos, no entanto nesta fase existirá já certamente muita conhecimento gerado que apoiará os desenvolvimentos a levar a cabo dentro desta tarefa. A implementação de um sistema de alerta deve estar previsto, de acordo com os mapeamentos dos fluxos, devendo alertar os intervenientes na cadeia de produção de possíveis problemas devido a atrasos ou alterações nos processos de outros intervenientes. A abordagem tecnológica deve ponderar abranger novos meios de controlo e comunicação, nomeadamente PDA, RFID, sistemas de controlo por laser, portáteis, sistemas de projecção, video-conferência ou até sistemas imersivos de realidade virtual. De uma forma geral, este módulo deve incidir sobre a gestão integrada do ciclo do empreendimento, envolvendo o processo de contratação, de projecto, de construção, de exploração e manutenção. O BIM terá naturalmente um papel de relevo, devendo, sempre que possível, a informação ser visualizada através de um modelo BIM interactivo (mostrando características dos objectos, preços, etc.). Dentro desta tarefa, deve desenvolver-se uma visão integrada de todos os processos, essencialmente voltada para o Dono de obra, e que contribua para a redução das assimetrias de informação, melhor o controlo e monitorização do empreendimento e facilitação o processo de contratação (projecto, construção, manutenção, etc.). As sub-tarefas a desenvolver devem incidir ainda no armazenamento e organização da informação inerente aos ciclos dos empreendimentos, possibilitando o surgimento de sistemas de avaliação mais complexos e optimizados. Salientam-se como principais desenvolvimentos a executar ao longo desta tarefa, os seguintes: Estudo do fluxo de informação e criação de sistemas de controlo e monitorização, desenvolvimento de ferramentas de análise de fluxo de actividades, simulação de projecto, análise de incertezas, análise de falhas e análise estatística, criação de interfaces de gestão com viewers 3D/BIM embebidos e desenvolvimento de interfaces de comunicação e alerta para fase de projecto, de gestão, exploração e manutenção dos empreendimentos.

A4.8 - DESENVOLVIMENTO MÓDULO CONTRATAÇÃO ELECTRÓNICA:
Esta tarefa pretende dotar o módulo de contratação de ferramentas como a análise multi-critério, automatização de cadernos de encargos, interligação com base de dados de informação geral e técnica e a visualização de modelos BIM e 3D. Salientam-se os seguintes procedimentos: modelação de sistemas de contratação nacional e internacionais, desenvolvimento de sistemas de contratação flexiveis multilingue, criação de ligações dinâmicas ao ciclo dos empreendimentos, potenciação do modelo de contratação com ferramentas de apoio à avaliação, decisão e gestão dos empreendimentos.

A4.9 - DESENVOLVIMENTO MÓDULO DE AVALIAÇÃO E APOIO À DECISÃO:
Este módulo pretende desenvolver sistemas avançados de avaliação multi-critério, a considerar na avaliação ex-ante e modulo de contratação. Prevê-se a adaptação e implementação dos programas desenvolvidos pelo CESUR e com a orientação do Prof. Luís Valadares Tavares, o MACMODEL, o RISKNET e o TRIDENT. Ainda nesta fase serão criados algoritmos de data mining e outros sistemas inteligentes para análise de informação e apoio à decisão.

A4.10 - DESENVOLVIMENTO MÓDULO DE SUSTENTABILIDADE:
A sustentabilidade deverá ser encarada com grande abrangência e em interacção directa com o módulo de gestão de empreendimentos. Nesta tarefa é importante implementar-se um sistema de qualidade e monitorização ambiental, económica e social, que deve basear-se em indicadores de qualidade e desempenho, que deverão permitir atingir níveis de sustentabilidade elevados, e em algoritmos de análise e optimização dos processos. Nesta fase pretende ir-se de encontro às principais normas existentes e às melhores práticas internacionais.


T5. Construção de protótipos, pré-séries, instalação experimental/piloto

A5.1 - GESTÃO DE PROJECTO:
Esta tarefa engloba actividades de coordenação e controlo do projecto, visando garantir o adequado desenvolvimento dos trabalhos propostos e a correcta documentação do projecto, no âmbito das exigências do QREN. A empresa líder, a Vortal, apresenta um papel de destaque na garantia do correcto desenvolvimento do projecto. As responsabilidades sobre o projecto são, no entanto, igualmente repartidas pelas diversas entidades (promotor e co-promotores). Dentro da tarefa a desenvolver salientam-se os seguintes processos: monitorização do projecto, análise de custos e horas afectadas, verificação do andamento das tarefas e do cumprimento de prazos, comunicação com intervenientes, garantia de cumprimento dos objectivos propostos, optimização dos recursos, análise de possíveis inflexões na estratégia, acompanhamento da contabilidade do projecto e verificação do cumprimento das exigências formais do QREN.

A5.2 - DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO INTEGRADOR DOS MÓDULOS ESPECIALIZADOS DA PLATAFORMA:
Esta tarefa tem como principal objectivo a integração dos módulos desenvolvidos, no sentido de ser criada uma plataforma integrada com potencialidades avançadas de adaptação aos diversos intervenientes no ciclo dos empreendimentos. É imprescindível que este protótipo seja multi-facetado no sentido de se adaptar aos diversos tipos de empreendimentos existentes e aos numerosos perfis de utilizador que poderão vir a utilizar a plataforma, nacionais e internacionais.

A5.3 - FOCUS GRUPOS DE CONCEPÇÃO DE CENÁRIOS:
Esta tarefa pretende criar condições para o desenvolvimento de discussões para concepção de cenários de simulação do protótipo, com especialistas das diversas áreas de conhecimento. Esta tarefa basear-se-á na organização de sessões de apresentação e discussão de cenários, devendo, no final, ser elaborado um relatório com conclusões.

A5.4 - CONCEPÇÃO DE CENÁRIOS DE SIMULAÇÃO DO PROTÓTIPO:
Nesta fase serão elaborados os cenários de simulação do protótipo.

T6. Testes e Ensaios

A6.1 - GESTÃO DE PROJECTO:
Esta tarefa engloba actividades de coordenação e controlo do projecto, visando garantir o adequado desenvolvimento dos trabalhos propostos e a correcta documentação do projecto, no âmbito das exigências do QREN. A empresa líder, a Vortal, apresenta um papel de destaque na garantia do correcto desenvolvimento do projecto. As responsabilidades sobre o projecto são, no entanto, igualmente repartidas pelas diversas entidades (promotor e co-promotores). Dentro da tarefa a desenvolver salientam-se os seguintes processos: monitorização do projecto, análise de custos e horas afectadas, verificação do andamento das tarefas e do cumprimento de prazos, comunicação com intervenientes, garantia de cumprimento dos objectivos propostos, optimização dos recursos, análise de possíveis inflexões na estratégia, acompanhamento da contabilidade do projecto e verificação do cumprimento das exigências formais do QREN.

A6.2 - ANÁLISE DE INTEROPERABILIDADE:
O objectivo desta tarefa é garantir total interoperabilidade entre todos os módulos da plataforma, desta forma, todos os módulos devem possibilitar conexões abertas; promover a portabilidade dos dados e devem possibilitar a substituição de qualquer componente utilizado nos pontos de interligação por outro de especificações similar, sem comprometer as funcionalidades da plataforma.

A6.3 - TESTES DA PLATAFORMA:
O teste do software envolve acções que vão desde da criação do plano de testes até a execução do teste propriamente dito.
A plataforma PLAGE será testada e será verificado se o seu comportamento está de acordo com o especificado. O objectivo principal desta tarefa é garantir que o plataforma foi desenvolvida para suportar todos os móduilos e de acordo com os requisitos especificados.

A6.4 - ACÇÕES CORRECTIVAS E DE MELHORIA:
Avaliar e rever o comportamento de todos os módulos integrados na plataforma através da monitorização dos resultados obtidos nos testes. Propor as principais alterações, caso exista, para melhorar a performance da plataforma e garantir que todo o processo foi coberto.


A6.5 - PREPARAÇÃO DE CASOS:
Preparação do quadro dos três casos de aplicação: APL, IPTM e um a definir.

A6.6 - CASO 1 (APL)
A6.7 - CASO 2 (IPTM)
A6.8 - CASO 3 (A DEFINIR)

A6.9,A6.10,A6.11 - ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ANÁLISE DO CASO 1, 2 E 3 RESPECTIVAMENTE:
Elaboração dos relatórios de análise dos três casos

7. Promoção e divulgação de resultados

A7.1 - CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO WEB SITE DO PROJECTO:
A criação de um site será uma tarefa relevante do ponto de vista da comunicação, controlo e divulgação dos trabalhos. Será a plataforma de trabalho do grupo de investigação formado e permitirá monitorizar o andamento das tarefas e os resultados atingidos. Será também um elemento importante no controlo das formalidades exigidas pelo QREN.

A7.2 - WORKSHOP DIVULGAÇÃO NACIONAL 1:
O Projecto prevê a organização de Workshops pelas entidades envolvidas no projecto, para validação e divulgação de resultados, dois nacionais e três internacionais. A Vortal e os restantes promotores, possuem larga experiência na realização deste tipo de eventos, onde como é habitual se reunirá a colaboração extensa de associações sectoriais nacionais e entidades do SCT.

A7.3 - WORKSHOP DIVULGAÇÃO NACIONAL 2:
O Projecto prevê a organização de Workshops pelas entidades envolvidas no projecto, para validação e divulgação de resultados, dois nacionais e três internacionais. A Vortal e os restantes promotores, possuem larga experiência na realização deste tipo de eventos, onde como é habitual se reunirá a colaboração extensa de associações sectoriais nacionais e entidades do SCT.

A7.4 - WORKSHOP DIVULGAÇÃO INTERNACIONAL 1:
Os Workshops internacionais, constituirão uma excelente oportunidade para posicionamento estratégico do que melhor se faz em Portugal, e para a ligação de sinergias empresariais com esses países.

A7.5 - WORKSHOP DIVULGAÇÃO INTERNACIONAL 2:
Os Workshops internacionais, constituirão uma excelente oportunidade para posicionamento estratégico do que melhor se faz em Portugal, e para a ligação de sinergias empresariais com esses países.

A7.6 - WORKSHOP DIVULGAÇÃO INTERNACIONAL 3:
Os Workshops internacionais, constituirão uma excelente oportunidade para posicionamento estratégico do que melhor se faz em Portugal, e para a ligação de sinergias empresariais com esses países.

A7.7 - ELABORAÇÃO DE ELEMENTOS DE DIVULGAÇÃO:
Estes elementos de divulgação científica deverão ser elaborados essencialmente pelas entidades SCT e serão um contributo importante para a criação de conhecimento e para a mudança de paradigma inerente ao projecto PLAGE.

A7.8 - PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS:
A participação em eventos científicos deve ser uma das estratégias para consolidar o conhecimento desenvolvido e promover o conceito do produto criado. O projecto PLAGE representa uma mudança de paradigma na gestão do ciclo dos empreendimentos e, nesse sentido, será necessário dinamizar a comunidade científica para que a transição e a absorção de conhecimento seja rápida e eficaz.

A7.9 - ELABORAÇÃO DE ROADMAP:
Esta tarefa diz respeito à criação de mapa de implementação dos conceitos desenvolvidos e de apoio à modernização da gestão do ciclo dos empreendimentos, na óptica do projecto PLAGE.


1.5 CARACTERIZAÇÃO DO PROJECTO MILESTONES

T1- Estudos Preliminares

M1- Entrega Relatório da Concepção
Date: Fri 03-04-09

T2- Especificações Técnicas

M2 - Entrega Relatório Final de caracterização
M3 - Entrega Relatório final da arquitectura tecnológica
Date: Fri 05-06-09


T3- Aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento

M4 - Entrega Relatório de documentos de aquisição e desenvolvimento de conhecimentos
Date: Mon 24-08-09

T5- Construção de protótipos, pré-séries, instalação experimental/piloto

M5 - Entrega Relatório final sobre os cenários de simulação do protótipo
Date: Tue 07-09-10

T6- Testes e Ensaios

M6 - Entrega Relatório de Análise do Caso 1
M7 - Entrega Relatório de Análise do Caso 2
M8 - Entrega Relatório de Análise do Caso 3
Date: Mon 24-01-11

T7- Promoção e Divulgação
M9 - Web Site PLAGE
Date: Wed 02-02-11

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