ENTIDADE SCT
CESUR
CENTRO DE SISTEMAS URBANOS E REGIONAIS
INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO - UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA
Coordenadas
morada: CESUR, IST, Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisbon, PORTUGAL
tel. 351 218 409 705
Fax. 351 218 409 884
e-mail: cesur civil.ist.utl.pt
homepage: http://cesur.civil.ist.utl.pt
Contribuinte nr: 501 507 930
Identidade e objectivo
O CESUR - CENTRO DE SISTEMAS URBANOS E REGIONAIS é uma unidade de investigação científica inter-disciplinar do Instituto Superior Técnico (Universidade Técnica de Lisboa) que se dedica à realização de estudos e de análises de investigação avançada e à sua aplicação em projectos.
As áreas alvo e os respectivos objectivos sócio-económicos podem ser aglutinados segundo 4 grandes vectores: Infra-estruturas, Planeamento Urbano e Regional, Ambiente, Serviços à Sociedade e Desenvolvimento.
Por essa razão, a estrutura do Centro assenta em 4 grandes áreas científicas: Ambiente e Dinâmica Espacial (ADE), Planeamento Regional e Urbano (PRU), Transportes e Infra-estruturas de transporte (TIT), Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas (IOES).
As palavras chave principais para as 4 áreas referidas são as indicadas.
As áreas de investigação e os tópicos de estudo mais relevantes são apresentados de seguida:
Recursos Humanos e especialização
O pessoal que colabora no CESUR é constituído essencialmente por investigadores que desenvolvem a sua actividade principal na Universidade. Actualmente, conta com 3 Professores Catedráticos, 8 Professores Associados, 4 Professores Auxiliares, 8 Assistentes e 3 Assistentes Estagiários. Numerosos estudantes de doutoramento e de mestrado estão envolvidos nas actividades de investigação e de projecto. Vários colaboradores administrativos e técnicos asseguram o apoio de base necessário ao desenvolvimento das várias actividades.
Cooperação nacional e internacional
O CESUR tem protocolos com numerosas organizações cientificas e institucionais. Uma relação muito forte existe com outras universidades em Portugal (Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa) e noutros países da Europa (Bélgica - Université Libre de Bruxelles, França - Université de Paris-Dauphine, École d'Architecture de Bordeaux, École Nationale de Travaus Publiques de L'État (ENTPE), Lyon, França, Holanda - Faculty of Architecture of TU Delft, Espanha - Universitad Politecnica de Cataluña, Suíça - École Politéchnique Fédérale de Lausanne, Reino Unido - University of Liverpool, School of Built Environment Monfort University of Leicester). Este tipo de cooperação estende-se para além do universo europeu e, a título de exemplo, podem ser referidas universidades nos Estados Unidos da América (Berkeley University, North Caroline State University), no Brasil (Pontifícia - Universidade Católica de S. Paulo e Rio de Janeiro) ou na Turquia (Mimar Sinan Universitesi).
Modelo metodológico
O modelo metodológico seguido pelo CESUR baseia-se na modelação inter-disciplinar dos problemas, o que obriga a uma análise que envolve um grande número de matérias e de áreas de intervenção (Geografia, Planeamento Urbano e Regional, Transportes, Infra-estruturas, Ciências do Ambiente, Estatística, Engenharia Sanitária, Silvicultura, Gestão do Território, Edificações, Ciências Informáticas, Investigação Operacional, Engenharia de Sistemas, Ciências de Gestão, Administração Central e Local). Os resultados cobrem geralmente um largo espectro de outputs que se estendem desde conclusões teóricas muito avançadas até conjuntos de recomendações dirigidas e aplicadas que ajudem os responsáveis e os gestores a melhorar o seu nível de intervenção. Uma grande parte dos trabalhos efectuados tem sido publicada nas melhores e mais renomadas revistas internacionais.
O modelo metodológico do CESUR pode ser sistematizado no esquema seguinte:
Resultados mais relevantes
Desde a sua constituição, o CESUR tem servido de suporte à elaboração de numerosas teses de doutoramento e de mestrado, principalmente em Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Transportes, Planeamento Regional e Urbano, Ambiente, Geografia, Gestão e outras áreas relacionadas com a Engenharia. Em 2000, foram atribuídos 3 graus de Doutor e 19 graus de Mestre a investigadores do CESUR e estão em curso respectivamente 36 teses de doutoramento e 40 de mestrado.
Anualmente, o CESUR é responsável pela elaboração de mais de 50 títulos. Em 2000, foram produzidas 96 publicações, incluindo livros, capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais, conferências e actas, bem como relatórios de trabalho.
Capacidade económica e financeira
O CESUR tem uma capacidade financeira para desenvolver actividades de investigação, trabalhos de consultoria e outras tarefas de projecto inovadoras relacionadas com a Engenharia Civil, a Engenharia de Sistemas, o Planeamento e outros domínios de actividade, quer em Portugal quer no Estrangeiro.